Como me tornar?

         Para ser um Radioamador no Brasil é necessário a obtenção do C.O.E.R. - Certificado de Operador de Estação de Radioamador e para instalar uma estação de Radioamador em sua casa é necessária a Licença de Funcionamento de Estação de Radioamador. Tanto o Certificado de operador como a licença de funcionamento são obtidos através da realização de provas sobre conhecimentos de Legislação - pertinente ao Serviço de Radioamador - e/ou conhecimentos técnicos de radioeletricidade e telegrafia. Essas provas são realizadas pelo orgão competente do Ministério das Comunicações - DRMC ( Delegacias Regionais do Min. das Comunicações ) - em todo o país.
         Atualmente o Radioamadorismo está classificado em quatro classes, representadas pelas letras D, C, B e A. Sendo que nas provas de admissão os conhecimentos são exigidos como segue:
Classe D: Legislação do Serviço de Radioamador,
Classe C: Legislação e Telegrafia,
Classe B: Legislação, Telegrafia e Radioeletricidade,
Classe A: Legislação, Telegrafia, Radioeletricidade e ter permanecido no mínimo um ano na Classe B.

         A LABRE - Liga de Radioamadores Brasileiros que possui Diretorias em todas as capitais do Brasil e a LPR - Liga Paulista de Radioamadores, em São Paulo possuem cursos e apostilas que contém as matérias exigidas nas provas.
         Cada estação de Radioamador possui um INDICATIVO DE CHAMADA, composto pelo prefixo e sufixo.O prefixo indica a localização geográfica da estação, exemplo:
PY4ABC - PY indica Brasil,
PY4 = PREFIXO (MINAS GERAIS)
ABC = SUFIXO
         Outros prefixos: PY1: Rio de Janeiro, PY2: São Paulo, PP8: Amazonas, PQ2: Tocantins, PP1: Espírito Santo, etc.Exemplos de prefixos de outros países: DL, DG, DK etc: Alemanha, W, K, A, N: Estados Unidos, HB9: Suíça, ZS: África do Sul, etc.

Home | Radioamadorismo ? | Ser Radioamador ? | Equipamentos | Labres | Código Fonético | Estação py4jpp | Links


Copyright 2004.Direitos reservados á PY4JPP.Home page oficial. paccini-designer.